terça-feira, 4 de outubro de 2011

Resumo do Governo de Dilma Rousseff: Saiba Tudo que Rolou Até Agora!

Todos falam. Todos inventam. Todos acham. Mas, a televisão nuca mostra exatamente tudo que acontece no Governo Dilma. A Rede Globo, como nós sabemos, não gosta da presidenta. A Rede Record apóia mais ou menos. A Bandeirantes nem se fala... Lixo!

         Então, por este motivo, decidi fazer esta postagem, deixando de lado as minhas preferências e visões políticas e deixando somente, a informação nua e crua, sem alterações, para que vocês possam ler e tirar as suas próprias conclusões.

         Eis aqui, informações sem maquiagem:





         Sobre Dilma Rousseff:

         Dilma Vana Rousseff tomou posse da presidência em 1 de Janeiro de 2011. Ela derrotou o candidato do PSDB, José Serra, com 56,05% dos votos válidos. Isso, no segundo turno. Antes de se tornar presidenta, ela fazia parte do governo Lula, e sua eleição foi um fato histórico e inédito, pois, antes, o Brasil nunca havia elegido um presidente do gênero feminino. Ainda no governo Lula, Dilma atuou como Ministra de Minas e Energia e depois, Ministra-Chefe da Casa Civil.

         Características de Seu Governo:

         1 – Economia:

         Todos nós sabemos que a gestão do governo Dilma se deu partida em continuidade à gestão do governo Lula.
         Tudo começou com a exoneração de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central. Então, Alexandre Tombini, ex-presidente do BC voltou ao cargo. Guido Mantega continuou no Ministério da Fazenda.


         2 – Inflação:

         Mesmo tendo ficado dentro da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional), de 4,5% com tolerância de dois pontos para cima ou para baixo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2010 (do governo Lula), registrou alta acumulada de 5,91% (o maior desde 2004).
         Já em Janeiro de 2011 – que foi o primeiro mês do Governo Dilma, o índice de inflação registrou taxa de 0,83% mensal e, foi o maior resultado desde Abril de 2005 – que registrou 0,87%, que levou a taxa acumulada em um ano para 5,99%.

         O IPCA foi mantido elevado no mês de Março de 2011 com forte pressão e motivação dos grupos de Transporte e Alimentação. O nível foi de 0,79% - que espelhou a maior taxa para o mês, desde 2003. O resultado mensal levou a taxa de um ano para 6,30%.
         Isso fez com que ficasse um nível bem próximo do teto da meta “perseguida” pelo Banco Central. Isso gerou dor de cabeça para alguns economistas do mercado financeiro. Logo, tomaram novas medidas de advertências ao crédito para controlar o aquecimento da economia.

         Houve uma desaceleração no mês de Abril para uma taxa de 0,77% (mostra o IBGE). Toda via, nada impediu que o resultado acumulado em um ano ultrapassasse o teto da meta da inflação. Atingiu 6,51%. Foi o primeiro rompimento do nível perseguido pelo Banco Central desde o ano de 2005.


         3 – Taxa de Juros:

         O governo Dilma promoveu o aumento da taxa de juros. Essa foi uma medida para evitar que a inflação chegasse a níveis ruins para cumprir a meta de 2011 – justificada pelo CMN. Houve então a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária). A diretoria do Banco Central decidiu elevar a taxa Selic em 0,50 ponto percentual para 11,52% - que representa a maior colocação desde 2009. Depois, os juros foram elevados novamente, após uma segunda reunião do comitê do BC. Só que dessa vez em 0,50% para 11,75% a cada 12 meses: o maior desde Janeiro de 2009 (12,75%). Com isso, o Brasil seguiu em um dos postos mais altos nas taxas e juros – no ranking mundial. Depois, houve mais dois aumentos de 0,25 p.p – fazendo com que a Selic ficasse em 12,50%.

         O mercado financeiro levou um baque... Um susto com a diretoria do Banco Central devido um corte de 0,50 p.p na taxa Selic para 12% ao ano, enquanto economistas em unanimidade trabalhavam com 12,50%. A desculpa foi que – os países europeus e suas economias tinham fortes influencias sobre o Brasil. Essa foi a chave para que a oposição caísse em cima, com ‘dois quentes e três fervendo’.

        
         4 – PIB:

         Houve crescimento de 1,3 no primeiro trimestre, ‘ante’ o quarto trimestre de 2010 que havia se expandido para 0,8%. Comparando os dois, houve uma expansão de 4,20%.


         5 – Salário Mínimo:

        
         No segundo mês de governo o CN aprovou a proposta de aumento do salário mínimo de 510 reais para 545, mesmo com a oposição querendo 560 e 600 reais. O reajuste foi superior a inflação acumulada de 2010 – quando o INPC foi de 6,47%. Mesmo assim, o povo ‘reclamou’. Especialistas disseram que se as projeções para o INPC – estivessem confirmadas para o primeiro bimestre, o salário de 545 reais teria no terceiro mês – poder de compra de 1,3% inferior ao de 2010. Para repor então a inflação de um ano e dois meses, precisaria aumentar para 552 reais. Foi o primeiro reajuste anual do mínimo desde 97.


         6 – Cortes no Orçamento:


         No segundo mês de 2011, houve um corte de 50 bilhões no orçamento federal – o que corresponde a 1,2% do PIB. A justificativa foi combater os imprevistos inflacionários – fazendo então, uma política mais leve para a taxa básica de juros. Segundo Mantega – isso evitaria os efeitos negativos da crise internacional. Durante as eleições, tanto Dilma quanto Serra negaram que fariam reajustes desta magnitude.

         O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ recebeu um contentamento de 5 bilhões com o corte do orçamento, apesar do o Governo afirmar que investimentos sociais, tais como o PAC – seriam mantidos... Nivelados, contínuos.


         Segundo o Wikipédia...

         “De acordo com Miriam Belchior, ministra escolhida por Dilma para o Planejamento, a redução de despesa teve relação com o fato de a segunda parte do Minha Casa ainda não ter sido aprovada pelo Congresso.
Dilma suspendeu a contratação do aprovados em concursos públicos e a realização de novos processos seletivos durante o ano de 2011, como forma de conter os gastos do governo, considerados elevados nos últimos anos. Durante sua campanha nada foi falado sobre a suspensão”.

         7 – Reservas Internacionais:

         Segundo o site Wikipédia...
         “(...) A gestão Dilma Rousseff atingiu, no início de fevereiro, um total de US$ 300 bilhões em reservas, o que representou nova marca histórica. Economistas avaliam que, se por um lado, um valor alto das reservas possibilita uma maior segurança para o país enfrentar crises externas, por outro lado, a compra de dólares por parte do governo brasileiro tende a aumentar a dívida interna nacional (...)”

         Retirado do Wikipédia:

         Relações Comerciais com o Exterior

Em abril de 2011 viajou para a China e realizou ampliação nos negócios com aquele país. Possibilitou a produção de aeronaves da Embraer em território chinês, além de ganhar aval inédito para a exportação da carne de suínos, com a habilitação de três unidades frigoríficas. Ao todo foram assinados mais de 20 acordos comerciais. A Huawei anunciou investimentos de US$ 350 milhões no Brasil.
Numa rápida visita ao Uruguai em maio de 2011, Dilma e Mujica assinaram acordos envolvendo nano, TI e biotecnologia. Estabeleceu projetos para a instalação de uma linha de transmissão de 500 quilowatts entre San Carlos, no Uruguai, e Candiota, no Brasil, além da adoção, pelo governo uruguaio, do padrão de TV Digital nipo-brasileiro.

         Política Externa

O Governo Dilma começou a gestão da política externa com algumas mudanças de posição em relação ao governo anterior. Uma delas foi relacionada às questões dos direitos humanos do Irã, já que no governo anterior o representante do país na ONU se abstinha de votar a favor de sanções. Dilma deixou claro que estaria disposta a mudar o padrão de votação do Brasil em resoluções que tratassem das violações aos direitos humanos no país do Oriente Médio.

Relações com a imprensa

Nos primeiros meses de governo, Dilma contrariou a vontade de setores do próprio partido de regular a imprensa e declarou que "a imprensa livre é imprescindível para a democracia".

         Substituições de Ministros:

  •          Casa Civil da Presidência da República: Antônio Palocci por Gleisi Hoffmann em 8 de junho de 2011.
  • Ministério da Pesca e Aquicultura: Ideli Salvatti por Luiz Sérgio Oliveira em 10 de junho de 2011
  • Secretaria de Relações Institucionais: Luiz Sérgio Oliveira por Ideli Salvatti em 10 de junho de 2011
  • Ministério dos Transportes: Alfredo Nascimento por Paulo Sérgio Passos em 11 de julho de 2011
  • Ministério da Defesa: Nelson Jobim por Celso Amorim em 4 de agosto de 2011
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Wagner Rossi por Mendes Ribeiro Filho em 18 de agosto de 2011
  • Ministério do Turismo: Pedro Novais por Gastão Vieira em 14 de setembro de 2011




        

        




27 comentários:

  1. È todavia e não toda via!

    ResponderExcluir
  2. segundo Wikipedia? Por favor !!! rs e julgar como lixo meios de comunicação por denunciarem o mar de corrupção do governo Lula/Dilma e não passarem a falsa imagem de ótima gestora (lembre-se do PAC...obras inacabadas e desperdício do dinheiro do povo...) estes dados solto não demonstram o que vivemos...violência em níveis absurdos quase 50mil homicídios por ano...população endividada com o conto do credito fácil do Lula a generosos juros para os bancos...impostos e mais impostos todos os anos...corrupção que fazem o aliado petista Fernando Collor parecer um ladrão de galinhas...e muitas outras coisa...mesmo que para escrever aqui passaria uma longa semana...este é o resumo do governo corrupto do PT e seus cumpinchas...

    ResponderExcluir
  3. e outra em relação com a imprensa o governo do PT irá calar cedo ou tarde qquer oposição esta caminhando para isto...faça uma pesquisa rápida e você verá qual o país que mais censuram a internet no planeta e veja o raking atual de liberdade de impressa pela organização jornalistas sem fronteiras...

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Jan Sosinski de CÚritiba - Vai morder teu pai na bunda! TuCANALHA ou DEMOcrata?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    Gostaria de um resumo do governo Dilma na atualidade agora de 2012.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. RESUMO DA DILMA: DILMA ESTÁ SENDO UMA PRESIDENTE PRA DAR INVEJA A QUAL QUER MARMANJO.
    DILMA É UMA MULHER DE CARATER,DE ALTORIDADE,MULHER DE PALAVRA.
    DILMA SEM DÚVIDA JA PODE SE CONSIDERAR REELEITA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.
    DILMA É UMA MULHER DE FIBRA.DILMA É UMA MULHER DE UMA SÓ PALAVRA.
    COM DILMA VAI OU RACHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Racha o povo e é autoridade

      Excluir
  7. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk quanta balela em um so post! Totalmente de acordo com nosso amigo ali em cima joe Sosinski dilma ta fudendo tdo e vcs se contentam com nada!

    ResponderExcluir
  8. Palmas, muitas palmas para vocês!
    Para essas pessoas que SÓ SABEM CRITICAR: Dê graças a essa presidente, que tanto julgas, o fato de TER UM DINHEIRO PARA PODER PAGAR E USUFRUIR DE UMA INTERNET PARA ESCREVER MERDAS EM BLOGs!

    Por favor, qual outro governo foi tão bom quanto o desses dois? Não estamos 100%, mas pelo menos uns 80% já estamos, e isso é uma novidade para o Brasil de antigamente, estamos de bom tamanho.
    PAREM DE DAR OUVIDOS A JORNAIS DE GLOBO E AMIGOS LEVIANOS QUE REPRODUZEM O QUE OS OUTROS FALAM, E VÃO PESQUISAR!!!!!!!! Tsc.
    E quanto algum argumento de "Ah, mas a educação está uma droga". Crianças conseguem aprender com fome? Acho que isso é uma pergunta retórica.
    Até eu, com pouca idade e estudando a história do país do modo que estudo, vejo que algumas pessoas estão reclamando de barriga cheia só para poder "causar" e ser do contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ta ganhando quanto pra defender o governo dilma assim.? ta sustentando tua familia? Tem coragem de dizer que algumas pessoas reclamam de barriga cheia? mas o numero das de barriga vazia é muito maior..... sinceramente pir isso que esse pais é essa merda.

      Excluir
    2. ele deve receber bolsa alguma coisa

      Excluir
  9. Aaah Pelo amor de Já!

    ResponderExcluir
  10. Eu queria q José Serra ganhace mas fazer o que né
    O povo quiz q ela ganhace

    Melanie

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos e minha amigas, o negocio é o seguinte, se não ta bom como deveria, vamos tirar ela de lá nas próximas eleições, acho que o Brasil cresce por sim mesmo , o nosso país é um um lugar que temos muitos pequenos empresarios, onde equilibra. O nordeste Brasileiro é uma calamidade, porque Lula não fez mas pela sua região tão esquecida pelos politícos, mim pergunto porque o querido filho do nosso ex presidente é tão rico se apenas tinha um miseravel salario que talves não chegava a 1.000 reais, ta explicado se nossa querida é continuidade do governo de Lula onde iremos parar.Que triste um país onde as leis só trabalha contra, todos os dias temos noticias que morreu mas uma pai e mas uma mãe de familia, e a lei contina do mesmo jeito.Acredito que a lei Brasileira é como um pai que ama o filho, puni, passa a mão na cabeça e depois entrega ao mundo pra repetir tudode novo, mesmo amando nosso filhos temos que ser severos ao punir, temos que educar mostrando o caminho certo a seguir, se a polícia prende e a justiça solta, vamos falar o que ?

    ResponderExcluir
  12. Melanie vc disse ganhace!??????????
    aprende a escrever e depois coloque a sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que cara chato, ao invés de dar opinião só se preocupa com os erros dos outros. Deve ser tão arrogante quanto parece.

      Excluir
  13. my no tend nied ty i portugues no tend

    ResponderExcluir
  14. A pior política é a do pt, povo individado, o banco do Brasil não faz uma antecipação de imposto de renda no valor de 800, por que vc deve uma mensalidade de faculdade e diz
    que a vida do povo melhorou, onde se não te ajuda em nada, agora dinheiro para construir estádio tem né.

    ResponderExcluir
  15. A president Dilma ja deveria esta fora da presidencia , ela vai arruinar nosso pais.O Brasil ñ se resume em Rio de janeir ou São paulo, nos ñ presisaos de olimpiadas nos preciasmos de Hospitais , Escolas , nos ñ pedimos dilheiro , pedimos trablhos.

    ResponderExcluir
  16. Vem pra rua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Vejam bem,o certo e eliminar e extermina o PT do Brasail,chega de brincar com o povo brasileiro,esse povo ai ta todo mundo feito,e agente lutando e suando pra enrriquecer eles com o nosso pouco dinheiro que temos que sao pagos nos impostos,nesta eleição usaremos o nosso titulo de eleitor pra derrubar esse povo ladrão que e o PT principalmente Lula que ja enrriqueceu seu filho querido que ja estar milhionario e dono e socios de grandes empresas,como pode minha gente?

    Não ao PT

    Mayla-Salvador

    ResponderExcluir
  18. Dilma esta botando pra quebra e da inveja a todos os presidentes é isso ai Dilma

    ResponderExcluir
  19. Rasta...
    No mínimo esse ANÔNIMO é um empresário mamando também!
    O povo brasileiro tem que aprender a boicotar esse governo negligente, podíamos não deixar ninguém entrar nessas merdas de estádios padrão FIFA.

    ResponderExcluir
  20. o governo deveria se chamar ´´mafia ´´!

    ResponderExcluir
  21. com certeza Dilma está sendo uma boa presidenta e irá continuar melhorando...o povo adora criticar mas tudo depende do bolsa família pra viver,eu ja dependi do bolsa família para pagar minha faculdade de medicina terminei tem mais ou menos 3 meses e sei o quanto o governo Dilma/Lula foram bom para nós pobres...

    ResponderExcluir
  22. Não se deixem enganar pelo JN, Veja,... Essa ditadura midiática está manipulando muitos brasileiros e otário é quem se deixa manipular. O govrno Dilma melhorou o nosso país. Eu fui muito bem atendida com o programa Mais médicos, fiz um curso através do Pronatec, minhas cidades visinhas receberam máquinas agrícolas através do PAC2. Além do governo Dilma ter atingido todas as expectativas da ONU. Não sou de direita, mas também não sou petista, porém tenho que adimitir que Dilma fez muita coisa boa para o Brasil. Não estou dizendo que ela resolvel todos os nossos problemas. Mas o Brasil melhorou.

    Mariane.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Volte sempre!